Pecha Kucha Night – Itaú Cultural SP – 3, 4 e 5 de Julho

30/04/2008

Pecha Kucha Night (PKN) é um evento concebido em 2003 por Astrid Klein e Mark Dytham, do Klein Dytham Architecture, um estúdio de arquitetura e design situado em Tóquio, Japão. O termo é associado a idéias de encontro, conversa, bate-papo, enfim, tudo que se refere ao mundo da comunicação. Mais precisamente, o termo significa em japonês “burburinho”.

PKN chega a São Paulo através do Itaú Cultural, e vai compor parte do simpósio da quarta edição da bienal de arte e tecnologia do instituto, o Emoção Art.ficial. O sucesso do PKN é tamanho que já contaminou centenas de cidades mundo afora, como Berlim, Beijing, Nova Deli, Londres, Amsterdã, Buenos Aires e muitas outras (a primeira cidade no Brasil a receber a franquia foi Porto Alegre).

Grosso modo, o PKN é dirigido a todos os profissionais envolvidos com criatividade que queiram apresentar seus projetos, idéias, trabalhos a um público relativamente grande e variado. Por fazer parte de um simpósio temático, os organizadores do PKN São Paulo vão escolher projetos com ênfase em novas mídias e/ou tecnologias.

Alguns temas desejáveis:

Sci-art, Software Art, Hacktivismo, Inteligência Artificial, Animação 2D/3D, Games, Game Art, Arquitetura Interativa, Soft Cinema, Psicogeografia, DJ/VJ, Bio Art, Web 2.0, Fabbing, Arte Cibernética, Novas Interfaces, Arte Locativa, Arte Robótica, Wearable Art, Moblogging, E-literature, Visualização de Dados, Realidade Virtual, Performances (inclusive no Second Life), Instalações Interativas, Realidade Aumentada, Hipermídia, Intermídia, Machinima, Crowdsourcing e outros temas ligados direta ou indiretamente à chamada arte tecnológica.

O formato do PKN é composto apenas por duas regras muito simples, mas essenciais:

1) Cada participante pode usar apenas 20 imagens estáticas para apresentar suas idéias;

2) Cada imagem fica exatos 20 segundos em exibição em um telão. Ao término desse tempo, ela é substituída pela próxima, e assim sucessivamente, até que todas as imagens sejam exibidas e se esgote o tempo limite de 6 minutos e 40 segundos.

As duas regras estão de acordo com o tema do Emoção Art.ficial 4.0, o fenômeno da emergência, que se resume no seguinte princípio, “elementos interagindo a partir de regras simples podem alcançar resultados complexos e imprevisíveis”. Em termos práticos, os três primeiros volumes do PKN-SP serão realizados nos dias 3, 4 e 5 de Julho, das 18h às 19h, no auditório principal do Itaú Cultural, situado na Avenida Paulista, 149, em São Paulo. Pretendentes de todo o Brasil podem enviar projetos, mas o instituto não se responsabiliza por passagens e acomodações dos participantes selecionados.

PARA SE REGISTRAR GRATUITAMENTE NO PKN – SÃO PAULO

Envie até o dia 2 de Junho a sua proposta para o pknsp@cibercultura.org.br. Não esqueça de incluir no corpo do e-mail as seguintes informações: nome, idade, sexo, telefone, endereço de e-mail, website, profissão, nome da empresa em que trabalha, um pequeno currículo (máximo de 3.000 caracteres), descrição do projeto (máximo 3.000 caracteres), 5 imagens (não envie as 20 imagens na fase de seleção).

Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, escreva para kuja@cibercultura.org.br

Seja membro da comunidade “Pecha Kucha Night Brasil”
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50178081

Anúncios

Uma resposta to “Pecha Kucha Night – Itaú Cultural SP – 3, 4 e 5 de Julho”


  1. Interessante, estou linkando no blog! abs, Carlos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: