wikicrimes.org – mapeando crimes no mundo

23/04/2008

Um site criado por um professor universitário brasileiro quer mapear a ocorrência de crimes em todo o mundo, para identificar as áreas mais violentas com base nas informações das próprias vítimas.

O wikicrimes.org criado pelo professor cearense Vasco Furtado, é um portal com mapa interativo onde as pessoas podem registrar as zonas que têm maior índice de criminalidade, de acordo com experiências pessoais. Com isso, Furtado espera ajudar a população brasileira a mapear as áreas mais perigosas do país. Segundo ele, o Estado no Brasil “monopoliza” a informação sobre os delitos e os números são questionados. Além disso, muitas pessoas acreditam que não adianta reportar alguns crimes à polícia. “Cerca de 50% de alguns tipos de crimes não são denunciados”, afirma Furtado.

Com base nestes fatores, Furtado teve a iniciativa de criar um programa de computador interativo através do site wikicrimes.org. “É uma forma que permite à população declarar ‘esta região é perigosa, aqui ocorrem crimes’. A informação é para o cidadão, que é quem decidirá o que fazer com os dados que considere relevante”, explica Furtado.

Furtado acredita que estas informações fornecidas poderiam ser complementadas com dados policiais. No entanto, o professor disse à BBC que já convidou autoridades a colocar dados na página, mas não recebeu nenhuma resposta.

O departamento de Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou à BBC que tem a preocupação de “não revelar dados que possam restringir” o seu trabalho. Além disso, quer evitar criar uma sensação de insegurança à população.

O site wikicrimes.org causa polêmica. Se por um lado as pessoas podem contar com um site para registrar suas próprias experiências, ajudando a mapear áreas de risco, por outro, uma das maiores desvantagens é que a informação publicada não pode ser comprovada.

Para “denunciar” na internet basta se cadastrar como usuário do site e clicar no lugar onde ocorreu o crime. Algumas informações serão solicitadas como dia e hora do crime, número de pessoas envolvidas e testemunhas.

Notícia: G1

Anúncios

17 Respostas to “wikicrimes.org – mapeando crimes no mundo”

  1. stepaola Says:

    legal demais isso.


  2. O povo brasileiro precisa mesmo saber onde estar a vilencia, aulguns pensa que so existem nos grandes centros, hoje vemos crimes nas cidades, fazendas, chacara, sitios. Onde vamos parar.Obrigado Prof. gente como vc. o mundo precisa conhecer.


  3. Na minha cidade nos primeiros quatro meses houver 1440 crimes, uma cidade de 200 mil habitantes, isso e muito, pois e uma cidade do interior paulista, onde se concentra muitos presidios, conhecida como “vale dos presidios” cidade e Presidente Prudente-SP.O que as autoridades podem fazer para segurança da população local……..


  4. Agora sim, estamos conectado com a razão de sermos entendidos. Parabens.professor


  5. Hoje li em um jornal da cidade de Presidente Prudente, SP, Br. que a cia de desenvolvimento urbano(limpeza publica) admitiu mais de 20 sentenciados do regime semi aberto do presidio local, sentenciados que mostraram bons comportamentos e conduta adquiridas, são assistido com um salarios minimo por serviços prestados. O crime continua solto e sem controle envolvendo jovens e outros,crimes do trasito que levam a morte de muitos, e ficam impunes. precisamos mudar essa legislação.


  6. As estatisticas apontam que caiu indice de viol~encia em Prasidente Prudente , em algum caso,mas e preciso fazer muito mais pela segurança publica local, as pessoas tem que denunciar mais. As pessoas ainda tem medo de entrar em uma delegacia, os funcionario ainda olham as pessoas que procuras para reclamar como mau elementos aquele olhar dizendo qual o problema dessa vez crime, estupro, matou alguem, vai senta ai… por ai vai constrangindo as pessoas que sempre pensa que vai ser bem atendido e protejido, sai constrangidos.
    Ninguem e melhor que outro para ser tratado em delegacia com tanta difereça, ainda existem o conceito descriminatorio pela as aperencias das vitimas, porque dificilmente reu faz queira confessa.


  7. As estatisticas apontam que caiu indice de violencia em Prasidente Prudente , em algum caso,mas e preciso fazer muito mais pela segurança publica local, as pessoas tem que denunciar mais. As pessoas ainda tem medo de entrar em uma delegacia, os funcionario ainda olham as pessoas que procuras para reclamar como mau elementos aquele olhar dizendo qual o problema dessa vez crime, estupro, matou alguem, vai senta ai… por ai vai constrangindo as pessoas que sempre pensa que vai ser bem atendido e protejido, sai constrangidos.
    Ninguem e melhor que outro para ser tratado em delegacia com tanta difereça, ainda existem o conceito descriminatorio pela as aperencias das vitimas, porque dificilmente reu faz queira confessa.


  8. Ontem, dia 12 de fevereiro,um terrivel assalto seguido de morte num bairro de classe alta em PRESIDENTE PRUDENTE SP. onde a vitima foi um cidadão morador do bairo onde aconteceu o crime, as autoridade estão apurando os fotos. Deixou todos com medo dos atos de violência que estão acontecendo aqui nesta cidade do interior paulista, onde concentra a maior população carceraria do estado.


  9. A varios dias um crime de barbarie foi comentido em minha city, conforme noticiado pela policia 4 rapazes, tomara com força bruta um homem de nome Indio, e envolveram com cobertor e atearam fogo levando a morte. A policia conseguie prender horas depois os 4 criminosos, mas não satisfazem a confiança de segurança, vingança ou latrocinio, es a questão


  10. Um casa estranho de roubo com devolução isso mesmo.3 depois do roubo em uma farmacia ,levaream 3 monitores lcd dos computadores da loja , devolveram atraves de um mototax, apenas disseram mandaram entregar neste endereço com o nome do proprietario. Da pra acreditar em ladrões bonzinhos? aqui existem!


  11. 15//maio .Um fim de semana violento, onde uma jovem em separação de corpo foi retirar seus pertences convite do marido, e foi surpreendida com seis tiris a queima roupa, ele tbem disparou sobre sua vida , atingindo sua cabeça , ela morreu na hora, ele se encontra internado gravissimo. Ele 37 anos, ela 42anos


  12. Onde vamos parar com violentos ataques entre casais, neste final de semana um casal de namorados foi encontrado mortos dentro de um gol(carro) de portas abertas, em um sitio visinho da cidade ele segurando um revolver, simulando suicidio, na cidade de Presidente Venceslau SP. Ele.um ex funcionario de Penitenciaria


  13. Tenho deixado de escrever neste espaço ha varios dias, com tantos crimes e vilencias não tive tempo de pensar muito em não me defender das arbitrariedades cometidas pelos delinquentes e viciados. Que continuam praticando crimes sem limites e muito mais.


  14. Ha sempre uma melhor forma de conduzir a vida, em coisas mais duradoura do que a propria vida!
    O reflexo do presente e o resultado do passado, que representara o futuro proximo.


  15. O CRIME DE SANGUE COM VIOLÊNCIA ESTÁ A INVADIR PORTUGAL, SÃO PRATICADOS ACTOS DE SÁDISMO E CRUELDADE, TEM MAIS TENUANTES NAS CRIANÇAS.


  16. A cada dia vejo mais e mais crimes em minha cidade, violência com assaltos e roubo, crime e omicidios, onde vamos parar com tanta violência

  17. WAGNER Says:

    – NO MEU BAIRRO HÁ UMA QUADRILHA , DE INTOCAVEIS QUE VÉM PREJUDICANDO A MIM E MINHA FAMILIA DESDE 1986 , OS DITOS SÃO TIDOS PELAS AUTORIDADES COMO EXEMPLARES CIDADÕES , MAS
    QUE POR TRAS DA COBERTURA DA QUADRILHA POR AUTORIDADES QUE CHEFIAM AS QUADRILHAS , NISTO INCLUEM , CRIANÇAS , MENINOS , MENINAS , ADOLESCENTES , JOVENS E IDOSOS QUE DEPREDAM A RESIDENCIA DE MINHA FAMILIA E AS AUTORIDADES CUMPLICES E CHEFES DOS MELIANTES DIZEM QUE NÃO PODEM FAZEREM NADA MAS FICAM EM VEICULOS DESCARACTERIZADOS DANDO COBERTURA PARA A QUADRILHA DE NO CASO DE EU REAGIR CONTRA UM DE SEUS MEMBROS ELES ALEGUEM COM OS HONRADOS CIDADÇOES QUE APENAS AGIRAM EM LRGITIMA DEFESA E QUE EU É QUEM SOU O REU NO CASO , INCLUSIVE A QUADRILHA CHEFIADAS POR AUTORIDADES E EMPRESARIOS DA REGIÃO JÁ ATENTARAM CONTRA MINHA VIDA E DE MINHA FAMILIA DEZENAS DE VEZES
    E AS AUTORIDADES NADA FAZEM CONTRA OS MELIANTES , AO CONTRARIO POR TRAS DOS PANOS
    INSTIGAM A QUADRILHA A MIM PROVOCAREM DENTRO DE CASA . EU AFIRMO DOU FÉ E ASSINO A MESMA POR SER VERDADE JUSTA E IMPARCIAL; SE EU FOR ASSASSINADO QUERO QUE ESTAS AUTORIDADES BANDIDAS , TRAFICANTES , HOMISSIDAS PAGUEM COM SUAS QUADRILHAS E MEMBROS .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: