Formato ODF agora é norma da ABNT

16/04/2008

OpenDocument ou ODF, abreviação de “OASIS Open Document Format for Office Applications”, é um formato aberto para armazenar e trocar documentos de escritório como memorandos, relatórios, livros, planilhas, bases de dados, gráficos e apresentações. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML.

O padrão OpenDocument foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações e seu acesso é público. Isso significa que pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto ou proprietário, sem incidência de qualquer tipo de pagamento. A intenção do formato ODF é prover uma alternativa aos formatos proprietários de documentação, para que organizações e indivíduos não fiquem aprisionados em um único fornecedor.

Na tarde desta terça feira (08/04), foi aprovada a versão final da tradução da norma ISO/IEC 26300 pelos membros da Comissão de Estudos da ABNT que tratam do tema.

Esta aprovação era o último passo para a adoção do ODF como Norma Brasileira e ele poderá agora ser referenciado como NBR ISO/IEC 26300 além de ter seu texto disponível em Língua Portuguesa. A nova NBR deve ser publicada pela ABNT em alguns dias, necessários aos ajustes finais e formatação final no texto.

Uhuuu!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: