Ciborgues: implantes médicos wireless

12/03/2008

Implantes médicos wireless são vulneráveis a ataques, afirma estudo

São Paulo – Secure Medicine usou engenharia reversa para mostrar que programadores podem obter dados dos pacientes e até mudar tratamentos.

Implantes médicos reprogramáveis via redes wireless estão vulneráveis a ataques e à revelação de dados sensíveis, segundo o estudo “Pacemakers and Implantable Cardiac Defibrillators: Software Radio Attacks and Zero-Power Defenses”, da Secure Medicine.

Entre os aparelhos vulneráveis, estão os desfibriladores cardíacos, estimuladores neurais, marca-passos e sondas para aplicação de medicamentos, que usam computadores e rádios para monitorar desordens crônicas e tratar os pacientes.

O estudo avaliou o desfibrilador cardíaco Maximo Dr. Wedddr, da empresa Medtronic. Ele pode se comunicar com um programador situado a poucos centímetros do aparelho.

A equipe combinou técnicas de engenharia reversa para interceptar, entender e extrair informações da comunicação entre o dispositivo e os meios externos. O processo incluiu também feramentas de hardware para interceptar os sinais de radiofrequência emitidos.

Os pesquisadores descobriram que, embora hoje o risco seja pequeno, é possível que programadores e softwares de radioescuta descubram quando um paciente usa um desfibrilador – e qual o seu modelo -, obtenham dados de telemetria, rastreiem o histórico do paciente.

Além disso, os dados pessoais do usuário e de seu médico puderam ser rastreados, pois não estavam criptografados.

Segundo o estudo, os programadores são capazes de mudar a configuração dos dispositivos, modificar ou desabilitar os tratamentos automáticos e até enviar choques elétricos ao paciente.

Fonte: IDG Now

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: