Dependência de tecnologia leva a comportamento compulsivo

24/01/2008

A tecnologia tem o poder de ser tão viciante quanto álcool e drogas, além de poder destruir relacionamentos pessoais e profissionais, disse um especialista.

John O’Neill, diretor de tratamento de vícios da Clínica Menninger em Houston, Texas, refere-se a essa questão como “sobrecarga de tecnologia” após ver comportamento compulsivo em seus pacientes quanto a telefones celulares ou e-mails.

“Eu acho que eles dividem alguns dos mesmos componentes que pessoas viciadas em álcool ou drogas, quando começamos a ver que alguém realmente não pode deixar isso de lado e parar de usá-lo mesmo quando há conseqüências”, disse O’Neill em uma entrevista por telefone.

“Nós podemos nos sobrecarregar pela tecnologia e sofrer as conseqüências em nossos relacionamentos”, acrescentou.

As observações de O’Neill são apoiadas por psicólogos que classificaram o vício em tecnologia como uma doença impulsiva, que pode ser tão danosa socialmente quanto o alcoolismo, vício em jogo e drogas.

Dependência

A organização Internet/Computer Addiction Services localizada em Redmond, Estado norte-americano de Washington, que promove programas de tratamento e terapia, estima que entre seis e 10% dos cerca de 189 milhões de usuários de internet dos Estados Unidos são dependentes de tecnologia.

O’Neill complementou que são sinais de relação insalubre com a tecnologia o uso de mensagem de texto, e-mail e mensagem de voz quando o contato pessoal seria mais apropriado, ou limitar o tempo com amigos e família para verificar e-mails, retornar ligações ou navegar na internet.

Notícia G1 Tecnologia 

Anúncios

2 Respostas to “Dependência de tecnologia leva a comportamento compulsivo”


  1. […] e, também, nos deixa mais disponíveis e vulneráveis. Quanto mais armados de tecnologia, mais dependentes e “capazes” nos apresentamos. Assim, presos em um ciclo vicioso que nos leva a loucura […]

  2. Caio Kazuki Says:

    Olá estou realizando uma matéria sobre dependencia tecnologica para o jornal da minha faculdade,e gostaria de saber se você poderia me conceder uma breve entrevista?
    Grato pela atenção
    J.C kazuki


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: